sábado, 14 de abril de 2018

LIBERALISMOS


Da carta, datada de 7 de Outubro de 1963, de António José Saraiva para Óscar Lopes:

O liberalismo nunca foi uma ideologia popular. Os liberais dos séculos XVIII e XIX abandonaram espiritualmente o povo à sua sorte. O liberalismo é uma ideologia para eleitos, para burgueses esclarecidos. E o povo continuava a ser católico, a menos que ficasse espiritualmente vazio.
O PC veio justamente dar ao povo a ideologia que a Igreja católica já não estava em condições de lhe fornecer, e desempenhar o papel sociológico que era o da Igreja Católica. O liberalismo esqueceu o povo, porque estava convencido de que só há verdade científica de convicções individuais. Criou portanto um vazio, que o PC veio preencher. O PC é a verdade do grupo, a verdade da crença, a verdade que existe fora do sujeito.
Por isso milhares de pessoas, algumas das quais tu e eu conhecemos, se limitaram a passar da Igreja Católica para o PC, trazendo consigo toda a sua capacidade de Fé e até todo o seu puritanismo de costumes.
O Marx estudos as sociedade humanas à luz da luta de classes. Mas há outros factores sociológicos, que ele não se propôs estudar, e que têm uma importância básica no processo histórico. As leis do agrupamento estão neste caso.
O problema para mim é que sou anti-católico em qualquer sentido, porque anti-ortodoxo. Sou hereje de qualquer religião. Situação muito incómoda de que já estou sentindo os efeitos. Os meus antigos amigos e admiradores que não me regateavam as palmas estão tentando excomungar-me.

Sem comentários: